top of page

YOGA

Mudra

 

Onde começa a prática de Yoga? Hoje percebo que desde que nascemos. Yoga é a própria vida, a nossa jornada de retorno ao centro, é o "religare". Todo ser humano está de alguma forma realizando este caminho, na maioria das vezes ainda inconsciente, vivendo como se fosse apenas um expectador da vida acontecendo. Nós criamos a nossa existência através das nossas experiências, dos nossos pensamentos, nossas emoções, e, não podemos culpabilizar ninguém pelo que nos acontece. Yoga é a experiência de unidade com tudo que "É", assim, eu e o outro Somos Um.


Yoga é a impermanência e o imutável coabitando em harmonia. Tudo passa e tudo é. Entrar no oceano profundo depois de ultrapassar a turbulência das ondas e encontrar a calma, mesmo sabendo e sentindo que na superfície tudo está agitado, inquieto. Mesmo que a mente seja um turbilhão de possibilidades, acolher o que é possível no agora e dar forma ao que possa gerar algo de bom para mim e para o coletivo. Para isto o corpo é fortalecido, para sustentar uma energia ampliada de consciência criativa neste mundo. Materializar, trazer à forma a expressão da alma de cada um de nós. A Beleza da Vida está em encontrarmos onde, como, com o que fazemos a nossa essência se manifestar neste plano terreno. O paraíso se constrói aqui. 

 

A prática do Yoga é realizada por muitos que não tem uma "prática formalizada" de Yoga, mas trazem ao mundo a contribuição de sua essência em tudo que fazem. A metodologia é um importante instrumento de lapidação de nosso diamante interior para que o nosso brilho seja revelado e por isto mesmo existe diversos caminhos (Hatha Yoga, Asthanga Yoga, kundalini Yoga, Yoga Integrativa, Yoga Integral, etc), justamente porque somos diferentes, únicos e para cada um de nós existe um jeito de se fazer a mesma coisa: SER!

Mary yoga

 

A prática

Na prática de "sala de aula", o corpo que se apresenta revela a pessoa que está  mas não é. Percorrer o caminho com o aluno como uma facilitadora de processo, que nem sempre é fácil, é o "burilar de um diamante". Quem chega na aula naquele dia, como está a pessoa naquele momento, o que é necessário para cada situação? Construo uma prática que vê o sujeito, e utilizo os recursos que fui apreendendo pelo caminho. 

A minha voz é expressão do meu ser, por isto canto, toco instrumentos, criamos e compartilhamos saberes. O exercício físico não é o fim, é necessário ser fortalecido para que possamos "suportar" a grandeza de quem somos. Quando o foco passa a ser a vida se manifestando através de si, a pessoa olha com carinho e respeito pela sua existência e cuida do corpo através da alimentação, exercício físico, lazer, relações, e consequentemente surge a quietude e paz.

Aprende que aquele momento é só a preparação, o incentivo para que possa seguir sozinho.

O objetivo

O objetivo do Yoga é vivenciar nossa verdadeira natureza.

A experiência de iluminação é descrita através da palavra composta em sanscrito Satchidananda.

Sat significa que o "Verdadeiro Ser" que vivemos através do Yoga é a realidade suprema, considerando secundária a personalidade do dia-a-dia, com todos os seus gostos e aversões.

Chit significa "Consciência", referindo-se à natureza ilimitada da Consciência. A personalidade é limitada pelo tempo e pelo espaço, em termos de energia e recursos e também limitados em conhecimento e compreensão. Ao nos alinharmos à Consciência, as nossas fronteiras se expandem, envolvendo toda a criação. Nos conectamos a tudo que existe.

Ananda significa "Bem-Aventurança" e descreve a natureza do verdadeiro Ser como contentamento intrínseco e plenitude. A felicidade que às vezes sentimos no nível da personalidade é um reflexo limitado da Bem-Aventurança da Consciência.

(extraido do manual de Yoga Integrativa - Joseph Le Page)

Chackras
Mary Yoga
Mary yoga
bottom of page