top of page

Constelação Familiar

Histórico

Bert Hellinger, nasceu em 1925, formou-se em Filosofia, Teologia e Pedagogia. Trabalhou durante 16 anos como membro de uma ordem missionária católica entre os Zulus na África do Sul. Sua formação e sua atividade terapêutica envolveram diversas abordagens: Psicanálise, Dinâminca de Grupos, Terapia Primal, Análise transacional, Hipnoterapia, PNL e a Terapia Familiar, a partir do qual desenvolveu a sua abordagem revolucionária das Constelações Sistêmicas, que atualmente é aplicada também a questões empresariais, educacionais e conflitos étnicos. 

Bert Hellinger

O sentido da vida

"A pergunta pelo sentido da vida pressupõe que a vida não tenha valor em si mesma, mas naquilo que serve. entretanto, a vida emerge e está aí, e tem valor porque está aí, mas não por um motivo. Tem valor por si mesma. Aquele que não está em paz consigo mesmo pergunta pelo sentido da vida. Quem está em paz consigo mesmo não faz essa pergunta. A pergunta pelo sentido da vida cessa quando se encontra harmonia."

Bert Hellinger

As "Ordens" do Amor

 

Podemos chamar de "ordem" o evento que  transcorre de acordo com determinada "lei". Num sentido mais estrito podemos caracterizar como ordem, em todas as formas de consciência, os domínios que atuam como "condições de crescimento para o sucesso nos relacionamentos". 

 

Pertencimento, Hierarquia e Dar e Receber.

Quando uma ou mais "ordens" estão "fora de lugar", a harmonia fica comprometida.

 

Pertencimento - Qual é o meu LUGAR neste sistema, nesta família? Algumas pessoas acabam sendo excluidas do sistema geralmente por um motivo tabu de acordo com as crenças que imperam naquele sistema. Um assassino, um ladrão, suicida, homoxessual, o diferente, etc, é isolado como se assim o "sistema" pudesse ficar livre "daquela 'influência". Ledo engano, o que fica "oculto" se manifesta com mais força no sistema até que encontre um lugar no mesmo. 

 

Quando ocupamos nosso lugar "algo" se restaura dentro de nós, é como calçar o sapato na numeração correta, feito por encomenda: se ajusta perfeitamente. O sistema como um todo começa a sentir a integração. Todos ganham!

 

Hierarquia - Diz respeito a "quem vem primeiro". Os pais vem primeiro que os filhos, o filho mais velho vem primeiro que o segundo, o segundo tem precedência quanto ao terceiro e assim por diante. Quando invertemos esta "ordem", ou seja, quando um "ocupa" o lugar do outro desajusta o sistema. 

Num relacionamento, o homem e a mulher chegam ao mesmo tempo, mas, se houve um relacionamento anterior, o companheiro(a) anterior tem um "lugar" de respeito que é seu, pois veio antes. 

 

Dar e Receber - Os pais dão, os filhos recebem. Os pais dão à Vida e isto é grande e único. Os filhos podem  retribuir quando se tornam pais também ou quando ocupamos nosso lugar no mundo e fazemos "algo" em favor da Vida.

 

Nos demais relacionamentos o dar e receber precisa ser uma troca constante para que o relacionamento se mantenha. Lembrando das "vizinhas" que sempre retribuiam uma guloseima com outra, ou seja, o prato não voltava vazio. A dinâmica é estabelecer uma relação de troca positiva para que o relacionamento cresça. Quando a troca é negativa e damos de volta com mais intensidade o negativo, a realção se acaba.

Como acontece

As constelações podem ser realizadas em grupo ou individualmente. 

Em grupo, a pessoa que vai ser constelada escolhe uma ou mais pessoas para representar as pessoas envolvidas na questão ou também situações específicas como doenças, decisões, conflitos, etc. Quando as pessoas se posicionam no espaço abre-se um  "campos de informação" e as informações se manifestam através dos movimentos, sensações, emoções daqueles que estão representando. A partir daí o processo acontece. 

Nas constelações individuais, o cliente trabalha com "bonecos" ou qualquer outro objeto (papel, desenhos, etc) e ele mesmo "entra" em contato com o campo de informação que se manifesta. 

A clareza das informações que surgem coloca o cliente em contato profundo com sua existência. Abre-se um caminho de Cura, o primeiro passo é dado, toma-se consciência do que de fato acontece. Normalmente uma ou mais "ordens" não estão sendo respeitadas. À partir daí um "caminho" se abre!

 

árvore genealógica

"Desde o primeiro contato com uma experiência de constelação senti a força deste trabalho. A transformação que ocorreu em mim foi um grande estado de aceitação plena da vida, um profundo respeito pelos meus pais, na qual honro o presente de estar VIVA.

Colocar-me em meu lugar traz um grande alívio. Ocupo um lugar que é o meu, único. Sou pequena em relação aos meus pais. sou grande em relação aos descendentes. Ocupar o meu lugar no sistema me permite ocupar no mundo.

Consegui trazer com carinho e respeito os excluídos em meu coração  e compreender algumas estruturas que fazem parte do meu sistema. "

 

Este é o convite para que você experimente. 

Grandes transformações podem acontecer.

Mary Campos - Consteladora

 

bottom of page